domingo, 21 de abril de 2013

Apresentação Pública do Plano de Ação Comunitária (Núcleo 1)

Plano de Ação Comunitária - PLA
No dia 02 de abril aconteceu a Apresentação Pública do Plano de Ação Comunitária (PLA) do Núcleo 1, composto pelas Escolas Municipais Atanázio Leonel e David Dequech (Zona Norte de Londrina-PR).

O PLA é um importante instrumento de integração e tem como referência a ideia de que participar e exercer cidadania são ações que se aprendem fazendo. Inicia-se pela construção de um mapa de desafios da comunidade que exige o conhecimento da cidade, especialmente da realidade social em que os jovens estão inseridos. Implica uma experiência de trabalho cooperativo e responsabilidade solidária com o grupo, essenciais para a formação de um jovem que se importa em participar de alguma mudança na sociedade em que vive.

Educadoras preparando as lembrancinhas para o PLA
Tudo foi preparado com muito carinho e dedicação. Desde os temas escolhidos - Meio Ambiente, Saúde e Gravidez Precoce - até às lembrancinhas e decoração. Importantes líderes da comunidade e da cidade estiveram presentes na Escola Municipal David Dequech na Apresentação Pública do Plano de Ação  Comunitária. Além das lideranças, a coordenação local do PJU Urbano e alunos e educadores do Núcleo 2 também participaram e apoiaram os Planos apresentados.
O educador de Participação Cidadã, José Carlos Costa Júnior, foi o responsável por escolher junto aos alunos os temas abordados. Para a abertura do evento, dois importantes grupos da comunidade também foram convidados e abrilhantaram o PLA do Núcleo 1.
O Grupo de Capoeira abrilhantou a abertura do PLA

O Grupo Adoradores do Rei também participaram da
Apresentação Pública do Plano de Ação Comunitária




As educadoras Alais e Josiane recepcionaram os convidados

Os alunos Luis Gustavo Batilano e Jairo Diego fazem parte
do Núcleo 1, mas estudam em escolas diferentes. O PLA
proporcionou a integração das duas escolas também.
Um vídeo com fotos de alunos e educadores do Núcleo 1 foi criado para oficializar a abertura do evento:

O planos foram expostos pelos próprios alunos e o primeiro tema apresentado no PLA foi Meio Ambiente:





Para dinamizar o tema sobre Meio Ambiente, o educador Alexandre Domingues sugeriu que alunos e educadores distribuíssem mudas de árvores para os convidados, enquanto se apresentavam com a música Imagine (John Lennon). O público presente filmou a presentação e enviou um dos vídeos para o nosso blog:

O segundo tema apresentado foi Saúde Pública:
 





Os alunos escreveram e apresentaram uma peça de teatro sobre o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Londrina. A educadora Josiane Costa também participou dos ensaios e da apresentação, que fez o público dar risada, mas também pensar sobre o tema. Uma paródia da música Lê, Lê, Lê da dupla João Neto e Frederico também foi apresentada.

O terceiro tema apresentado foi Gravidez Precoce:




A aluna Marineide Souza dividiu sua história com o público e falou sobre sua experiência de ser mãe aos 14 anos:



Os alunos mostraram que quando todos se unem para o mesmo objetivo tudo é possível. Cabe a todos os envolvidos continuarem unidos para que os planos apresentados saiam do papel e modifiquem a comunidade. Parabéns a todos os alunos pela dedicação e participação no PLA!
Parabéns, galera! Vocês arrasaram!
Os educadores e auxiliares José Carlos, Thiago Sato, Ricardo Ferreira, Alexandre Domingues, Josiane Costa, Lilliann Araujo, Talita Lima, Alais Contiero, Andressa e Joceli também merecem as felicitações pela organização e desenvolvimento da Apresentação Pública do Plano de Ação Comunitária.

Até a próxima, pessoal! \o/

6 comentários:

  1. Lindo.
    Muito sucesso a todos nós. E perseverança para continuarmos a trilhar os caminhos.
    Aluno amigos, não desistam... esse foi apenas o primeiro passo de muitos que estão por vir!

    ResponderExcluir
  2. A realização do Plano de Ação Comunitária é mais uma das provas de que juntos somos um!

    Parabéns aos alunos, educadores e todos os envolvidos.

    Alaís Contiero

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, galera! Estou muito orgulhoso da garra e comprometimento que vocês tiveram! Obrigado, Batilano, por cantar a paródia! Obrigado, turmas 1, 2 e 3, pela excelente participação no teatro! Parabéns turmas 4 e 5 pelo grande empenho em todas as atividades desenvolvidas. Obrigado a todos que participaram da apresentação "Imagine" que emocionou muita gente! E parabéns aos alunos que perderam a timidez e apresentaram nossos planos de ação de maneira muito especial. Vocês são demais! Que venham os próximos eventos!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito de participar do pla, foi muito bom.
    No começo eu fiquei com um pouco de medo e vergonha de falar la na frente na hora de apresentar mas os professores ma ajudaram e graças a Deus deu tudo certo. estava tudo muito lindo eu adorei. leonilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VocÊ se superou Leonilda.
      Parabéns
      Bjinhos

      Excluir
  5. Galera, vcs são D+!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    A cada dia agradeço cada vez mais ao Senhor Nosso Deus pela graça de poder partilhar tantos momentos ímpares propiciados por vcs: alunos, educadores, auxiliares e diretoras das Unidades Escolares do PJU.
    Parabéns por todo o empenho e dedicação dispensados a esse novo período da caminhada de cada um.

    AMO VOCES!!!

    Mil beijocas

    Déborah Flora / Coordenação Geral do PJU

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar o seu comentário sobre o Blog do PJU Londrina!